Que uma alimentação saudável, beber água e praticar atividade física auxiliam nossa saúde, isso nós já sabemos. Mas você consegue imaginar o quanto suas emoções influenciam em seu corpo? E principalmente, como interfere em seu sistema imunológico, aquele mesmo que te ajuda a combater doenças?
Pois sim, estudos realizados desde a década de 1980 comprovam que nosso sistema nervoso e endócrino liberam hormônios ligados às nossas emoções. Isso quer dizer que sim, essas emoções vão interferir no estado de saúde do corpo. Você já percebeu que quando você fica naquela montanha russa de sentimentos a gripe ataca mais vezes, o cansaço aumenta ou algo do tipo? Perceba como os atletas, após se preparar e forçar antes de uma competição, quando chega a hora não conseguem porque ficaram doentes, torceram músculo ou algo assim. Você, depois de trabalhar muito, quando pega aquela folga também fica doente? São sinais de seu corpo dizendo que está no limite.
Problemas de saúde como crises alérgicas, tosse, problemas gástricos, queda de cabelo, falta de disposição, dores no corpo entre tantas outras podem estar associados a fatores genéticos, mas os quadros emocionais também participam de forma importante!
Se você vive uma vida desequilibrada, seja física ou emocionalmente, abre espaço para que invasores enfraqueçam seu organismo trazendo doenças. Se seu corpo não está fortalecido fica propenso a esses invasores. Durante a pandemia, muitas pessoas despertaram para cuidar mais da saúde. Ficou tão claro a todos o quanto somos frágeis, o quanto nossa vida vale a pena. Mas, pequenas práticas em nosso dia a dia fazem muita diferença.
Existem formas de lidar com isso, então pegue papel e caneta que vamos colocar mão na massa.
Liste seus pontos fortes!
Nós seres humanos somos feitos de qualidade e defeitos, mas temos uma tendência a perceber somente este segundo. É hora de mudar o foco, perceber suas qualidade, aquilo que você tem de melhor. Conhecer seus pontos fortes traz a possibilidade de explorar em você mesmo aquilo que faz bem. Autoconhecimento é um bom passo para começar!
Se Abrace!
Receber um abraço é muito bom, ainda mais aqueles bem apertados. Mas ainda não é hora de sair dando abraços em todo mundo, não é mesmo? Com o distanciamento social ficamos sentindo muita falta disso. E mesmo que possamos nos abraçar, você receber um abraço seu, é acima de tudo, é um ato de amor próprio. Se ame, se abrace!
Cuide de você primeiro!
Quando um avião vai decolar, a aeromoça traz algumas orientações e dentre elas é: em caso de acidente coloque a máscara de oxigênio primeiro em você para depois ajudar o outro. Isso porque você só consegue ajudar o outro se você estiver bem. Isso vale para a vida também, você só pode oferecer seu melhor quando você cultiva esse melhor. Autocuidado é a chave!
Respire! Um ato que realizamos sem pensar, desde o nascimento até a nossa morte. Você já parou para prestar atenção em sua respiração? A respiração leva oxigênio ao corpo todo, inclusive o cérebro funciona melhor quando o recebe o suficiente. Mas, sabe aquele momento de tensão ou ansiedade? Nosso corpo passa a respirar de forma diferente, mais rápido, o que faz o coração acelerar e o cérebro a funcionar mais lento. Quando você cria o hábito de respirar pausadamente, prestando atenção, isso se torna mais automático e ajuda nesses momentos. Aquela história de respirar fundo então, é pura verdade. A Respiração Diafragmática é uma excelente técnica para começar a praticar, aprenda sobre.
O corpo fala, e você consegue ouvir as mensagens que ele quer te dizer? Pois sim, aprendemos então que a harmonia e saúde é integral corpo e mente.
E se quiser entender mais sobre isso, acompanhe @joicegoncalves.sercrescer Até a próxima!